Iniciativa promove ruptura com o modelo tradicional e proporciona participação do homem no cotidiano familiar
Por acreditar que a igualdade de gênero só será alcançada quando ambos os sexos tiverem as mesmas oportunidades, seja no trabalho ou em casa, a Unilever Brasil não apenas adere à extensão da licença paternidade como oferece a possibilidade da licença parental flexibilizada – uma concepção que oferece mais liberdade para a organização e planejamento entre o casal. A iniciativa entra em vigor no mês de agosto, às vésperas do Dia dos Pais.
Com a flexibilização,pais e mães podem escolher como e quando usufruir a extensão da licença – 15 dias no caso dos pais e 2 meses no caso das mães – dentro do primeiro ano do bebê.Além de estimular a participação do homem no dia a dia da casa e, por consequência, empoderar a mulher, a iniciativa promove uma ruptura com o modelo tradicional.

“Abrimos a possibilidade para que os nossos colaboradores escolham o melhor período para estar em casa com o filho e até mesmo intercalem o período em que o pai ou a mãe estará em licença para cuidar do bebê”, afirma Fernando Rodrigueiro, diretor de Recursos Humanos da Unilever Brasil. A licença parental flexibilizada reforça o posicionamento da companhia em prol do empoderamento feminino e vem somar à outras ações que procuram fomentar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tais como: berçário, home office, horário de trabalho flexível, friday free e plataforma digital com dicas e orientações para o planejamento familiar.
“A sociedade está passando por um processo em que homens e mulheres têm papeis cada vez mais equilibrados em casa e no mercado de trabalho. As empresas são importantes agentes de transformação social e podem fomentar esse movimento. É isso que a Unilever está fazendo. Nos orgulhamos de ter 50,1% das posições de liderança na Unilever Brasil ocupadas por mulheres e acreditamos que podemos fazer cada vez mais”, finaliza o executivo.
Unilever em prol do empoderamento feminino
A companhia não só apoia a causa, mas tem iniciativas que realmente fazem a diferença na vida de milhares de homens e mulheres. Além de ações de RH, a Unilever Brasil mantém parcerias institucionais – apoio à campanha #HeforShe, participação na Associação Movimento Mulher 360 e na International Women Leadership Foundation (IWF) e no programa Empresa Cidadã -, como por meio de suas marcas, com iniciativas como o Programa Ciclo Brilhante e Dove Projeto pela Autoestima.
A flexibilização da licença parental estendida está em linha com a estratégia global de diversidade da Unilever e também reitera o compromisso da companhia com os Global Goals, que tem entre as 17 metas alcançar a igualdade de gênero (Goal #5).