César Pinheiro, Diretor Executivo de Gente, Gestão e Governança da Ekko Group
Se já não havia mais dúvidas de que a tecnologia é parte permanente das nossas vidas, as necessárias adaptações na pandemia reforçaram que o mundo virtual é um importante aliado em todas as nossas ações, incluindo na seleção de candidatos. Mas o que também segue incontestável é como o crescimento de qualquer empresa parte de seus atores mais importantes: os funcionários. E é por isso que, por mais atrativo e até menos custoso que seja, não se recomenda um sistema de recrutamento sem um fundamental olhar pessoal, para que a companhia mantenha seu propósito e consiga, de fato, transformar vidas.
A seleção online aumenta o alcance e o acesso de empresas a candidatos com capacidades técnicas que podem preencher perfeitamente os requisitos à vaga. Em um mundo no qual o sistema híbrido de trabalho (com ao menos parte da equipe trabalhando em home office) é um caminho sem volta, o processo digital sempre será uma etapa na escolha de novos contratados. Mas não pode ser mais do que parte de um processo importante para definir nomes que farão a empresa progredir.
O recrutamento virtual é uma significativa alternativa inicial como filtro, de análise de currículos e conhecimento técnico, por exemplo. Na sequência, é fundamental utilizar a tecnologia em outro formato: mesmo à distância, fica possível, ao menos, uma conversa online que permita ao responsável pela contratação observar melhor o candidato, sua linguagem corporal e personalidade, traçando um perfil que vai além do conhecimento teórico para exercer a função pleiteada na empresa.
A prática de oferecer aos candidatos testes que parecem examinar somente sua resistência, com exaustivas perguntas e etapas com gravação de diversos vídeos, passam até do ponto de uma avaliação de conhecimento técnico e, muitas vezes, se transformam somente no indicativo de quanto tempo a pessoa pode dedicar para conseguir a vaga. Submetendo-os a isso, a empresa perde o que deveria ser o seu principal foco: encontrar um indivíduo adequado tecnicamente e, também, emocionalmente à vaga, para evoluir junto com a empresa.
O crescimento de uma empresa passa diretamente por funcionários que queiram escrever não somente a história da companhia, mas a própria. E o processo de seleção mais humanizado permite que se encontrem candidatos capazes de aproveitar essa oportunidade para transformar as vidas de todos os envolvidos (a própria e de colegas, diretores, clientes e toda a comunidade relacionada ao negócio).
O crescimento recente de companhias mostra ser fundamental treinar o departamento de Recursos Humanos para encontrar essa visão em candidatos e contar até com a participação de diretores em entrevistas pessoais para se detectar essa conexão entre quem deseja entrar na empresa. Os valores e culturas que marcam a empresa não apenas no mercado, mas no cotidiano de trabalho, precisam estar presentes no novo contratado.
Foi com esse intuito que desenvolvemos na Ekko Group, incorporadora de empreendimentos de alto padrão que é líder de mercado em Osasco e Granja Viana, um processo seletivo humanizado, com foco na pessoa. Há testes virtuais que não são necessariamente eliminatórios e, ao analisar nossos candidatos, buscamos mais do que respostas corretas ou currículos impecáveis. Nosso objetivo é aliar a etapa digital a uma análise detalhada de quem deseja trabalhar conosco, indo além de sua bagagem acadêmica ou experiência profissional.
Adotamos um processo que transforma a tensa entrevista em um ambiente de conversa entre amigos, muitas vezes abrindo mão de um roteiro protocolar de perguntas para ser possível identificar o estado natural da pessoa. Assim, conhecemos quem realmente são os profissionais, se estão alinhados às nossas filosofias para, realmente, crescermos juntos.
Com essa prática, não só temos maior possibilidade de aumentar a nossa produtividade como ampliamos as chances de melhorar a qualidade de vida do profissional, o que, muitas vezes, é exatamente o objetivo de quem se candidata a qualquer vaga. E é com essa estratégia que podemos apontar, através de nossos funcionários, o crescimento da Ekko Group mesmo em um complicado momento econômico: tínhamos 140 contratados em março de 2020 e, em dezembro de 2021, já somos 224.
É sempre importante ressaltar que não se contrata apenas um profissional, mas uma pessoa. Exatamente por isso, o sistema de recrutamento não pode ser impessoal. A tecnologia é importante e indispensável aliada na formação de um time com cada peça com papel fundamental dentro de um processo de crescimento particular do funcionário e coletivo da empresa. Para isso, o “olho no olho” na formação do time continua fundamental.