A UC tem a missão de aprimorar as habilidades pessoais e profissionais de seus funcionários por meio de ações de aprendizagem, promovendo assim a retenção e desenvolvimento de talentos internos
Da redação @MundoRH
Em meio aos desafios apontados pelo Guia Salarial 2023 da consultoria de RH Robert Half – a aquisição e retenção de talentos -, as universidades corporativas emergem como um instrumento estratégico para as grandes empresas. Cada vez mais, as companhias estão apostando na formação e capacitação interna de seus profissionais para enfrentar a crescente concorrência por funcionários especializados.
A Cielo, empresa de meios de pagamentos eletrônicos no Brasil e América Latina, é um exemplo disso. A empresa investiu mais de R$ 8 milhões em 2022 na capacitação de seus mais de 5.000 colaboradores através da Universidade Cielo (UC). A UC tem a missão de aprimorar as habilidades pessoais e profissionais de seus funcionários por meio de ações de aprendizagem, promovendo assim a retenção e desenvolvimento de talentos internos.
A edUCa, uma das iniciativas de desenvolvimento da UC, utiliza uma abordagem gamificada e inteligência artificial para personalizar a jornada de aprendizado de cada colaborador. Recomendando conteúdos baseados nas necessidades individuais, a plataforma facilita um desenvolvimento educacional autodirigido, contínuo e digital.
Recentemente, o esforço da Universidade Cielo foi reconhecido internacionalmente com o Prêmio LENS, concedido pela Degreed, uma plataforma tecnológica que se destaca por combinar ferramentas de aprendizagem permanente com desenvolvimento baseado em dados. A premiação destacou a eficiência da edUCa no Modo Turbo, um programa da Cielo focado na aceleração de carreira para os colaboradores que já fazem parte do time.
Além da edUCa, a Cielo mantém outros projetos de educação interna, como o Líder Lab e o Programa de Educação Continuada. O primeiro visa formar líderes de alta performance, tendo contribuído para o desenvolvimento de 70% da liderança da empresa em sua última edição. Já o segundo proporciona um MBA em uma renomada instituição de ensino para os colaboradores selecionados.
Com estas iniciativas, as empresas, como a Cielo, reforçam a importância de investir no desenvolvimento interno dos colaboradores, alinhando habilidades específicas da empresa, fortalecendo a cultura organizacional e favorecendo a retenção de talentos.