Carreira

Up na carreira: cinco motivos para fazer um intercâmbio

Os profissionais atualmente sentem a necessidade de investir em um curso para não ficarem para trás no mercado de trabalho

Up na carreira: cinco motivos para fazer um intercâmbio

Foi-se a época que investir em um MBA era prioridade entre os profissionais. Com as mudanças no mercado de trabalho, a crise econômica e a chegada da tecnologia, muitas pessoas deixaram de acreditar naquele modelo de ensino engessado dentro de uma sala de aula, com pouca interação entre os alunos e o professor. Outro fato é que não existe mais o mito de que viajar para estudar é uma prática para jovens, de acordo com um estudo realizado pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), entre os anos de 2015 e 2017, houve um aumento de 30% na busca de intercâmbio entre pessoas de 30 e 60 anos.

De acordo com Carolina Jesus, fundadora da The Six International Studies, agência especializada em intercâmbios para o Canadá, as viagens longas para outros países proporcionam experiências de vida nunca encontradas em outros lugares. “As vantagens são inúmeras e o profissional pode seguir uma tendência de se especializar, se atualizar para conseguir acompanhar as mudanças no mercado de trabalho quando ele voltar”, complementa.

Confira abaixo as principais vantagens do intercâmbio:

Contato com outro idioma: por mais que você seja um profissional fluente em inglês – ou qualquer outra língua – se não morou um tempo fora do país, provavelmente não tem uma habilidade com o idioma. “Essa viagem vai te proporcionar uma oportunidade única de vivenciar 100% do idioma durante suas atividades diárias no país. Se você tem mais de 30 anos e tem medo de arriscar nessa aventura, deixe isso de lado, pois, intercâmbio é investimento, não é um custo desnecessário e nem perda de tempo. Pense nisso!”, salienta.

Troca de experiências com outras culturas: não existe nada mais prazeroso do que conhecer pessoas novas. Já imaginou, então, trocar experiências de vida com alguém criado de um jeito totalmente diferente do seu? Essa é uma das principais vantagens de morar/estudar em outro país. “Dividir um quarto com um japonês ou um indiano, por exemplo, vai fazer com que você conheça novas culturas. Isso, com toda certeza, irá te proporcionar mais experiência de vida, o que afetará no seu rendimento profissional e no seu trabalho quando voltar. O MBA  padrão no Brasil, por sua vez, apenas te ensinará tendências de um mercado que mudam constantemente”, diz.

Maiores possibilidade de networking: um dos principais motivos que faz com que os profissionais busquem uma especialização, mesmo ainda no início da carreira, é o networking. “Se você optar por um MBA poderá sim conhecer novas pessoas que atuam na sua área. Mas, se investir em um intercâmbio, conseguirá uma carteira de contatos ainda mais recheada, com pessoas que você jamais imaginou conhecer, agregando ainda mais para o seu conhecimento e abrindo novas oportunidades para o futuro”, explica Carolina, que mora no Canadá há um pouco mais de dois anos.

Busca por autoconhecimento: o intercâmbio é aprendizado e, mais do que isso, é um tempo essencial para respirar, sair daquela rotina de trabalho e mergulhar em uma rotina de conhecimentos. “É um momento único para você se conhecer, se redescobrir e saber se está seguindo o caminho certo. Por isso, recomendo essa viagem para pessoas mais velhas que, muitas vezes, acham que não podem tirar essas ‘férias’ por causa da pressão da sociedade. Um curso em outro lugar, com certeza, ajudará nesse momento de reflexão, já que você estará longe de tudo e terá liberdade para se auto avaliar sem influência de outras pessoas”, comenta.

Liberdade e independência: esse item, para os jovens, é o principal motivo para procurar um intercâmbio. Para os mais velhos e experientes também. Isso porque, às vezes saíram da escola, se agarraram na faculdade e não tiveram a oportunidade de experimentar a liberdade. “Muitas pessoas saem da casa dos pais para se casarem e passam pela vida sem terem morado sozinhas. Nos tempos de hoje, essa tendência tem mudado muito e todos sentem a necessidade de experimentar a solidão e, por meio dessa experiência, desenvolver mais visão de futuro, buscar novos sonhos criar independência e até mesmo encontrar um novo sentido para a vida. Está aí mais alguns motivos para trocar o MBA ou curso no Brasil por um intercâmbio”, finaliza.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar