Aumente o engajamento e a retenção da aprendizagem digital
Tatiany Melecchi é mestre em Marketing pela Massey University , palestrante internacional , escritora e CLO da Transforma Consultoria, onde dedica a sua carreira à pesquisa e desenvolvimento de metodologias e soluções de aprendizagem inovadoras.
A tecnologia tem sido uma grande aliada da educação, proporcionando uma variedade de recursos e ferramentas para tornar a aprendizagem mais interativa e interessante. No entanto, em um mundo repleto de informações e distrações, os educadores e profissionais de treinamento precisam encontrar maneiras eficazes de engajar os participantes e ajudá-los a reter o conhecimento. Uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada é o uso de avatares como treinadores virtuais em programas de aprendizagem digital.
Neste artigo, vamos explorar o conceito de avatares e como eles podem ser usados para aumentar o engajamento e a retenção da aprendizagem digital. Vamos discutir as vantagens do uso de avatares.
Se você quer melhorar a eficácia do seu treinamento online, continue lendo para descobrir como os avatares podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de aprendizagem e retenção do conhecimento.
Quais são os benefícios do uso de Avatares na aprendizagem?
- Engajamento e conexão: Adicionar um rosto ao seu módulo digital pode aumentar o interesse e a motivação dos participantes, permitindo que eles se conectem e se engajem com o conteúdo apresentado de uma forma mais pessoal.
- Retenção do conhecimento: O avatar pode apresentar o material em um tom mais coloquial, incentivando a retenção do conhecimento. Além disso, ele pode fazer perguntas, fornecer dicas e reflexões imediatas sobre o assunto, ajudando os participantes a compreenderem melhor o conteúdo.
- Criatividade e personalização: O avatar pode ser personalizado de diversas formas, como um desenho animado, uma série de fotografias, um personagem 3D ou um vídeo de um ator. Isso permite que o avatar se adapte ao estilo do curso ou programa, tornando-o mais atrativo para os participantes. De acordo pesquisas realizadas por Fox, J. & Bailenson, J. N. e publicada no Journal of Media Psychology, mostram que se os alunos assistirem a um avatar que se parece com eles se exercitando e perdendo peso, eles se exercitarão mais no mundo real em comparação com o grupo controle.
- Foco no objetivo de aprendizagem: O avatar deve ser projetado de forma instrucionalmente relevante, ou seja, deve estar conectado aos objetivos de aprendizagem e ajudar os alunos a alcançá-los de forma efetiva. No entanto, é importante que o avatar não se torne uma distração do conteúdo, afetando a credibilidade e relevância dele.
Por exemplo, usar um médico como avatar para treinamento de uma doença ou sobre os estudos científicos de uma nova medicação conversa com o objetivo de aprendizagem pré-estabelecido. Portanto, crie um personagem com o qual seus aprendizes possam se conectar, seja como um colega ou um mentor. Em seguida, certifique-se de que seu avatar apresente o conteúdo de maneira clara e lógica.
Um tipo de avatar para cada objetivo de aprendizagem
Cada avatar deve desempenhar um papel diferente para apoiar os participantes durante os seus programas de aprendizagem. Karl Kapp, autor de The Gamification of Learning and Instruction, comenta que adotar mais de um tipo de avatar no seu programa de aprendizagem corporativa pode trazer uma série de benefícios para os participantes. Veja alguns exemplos:
- Mentor Virtual
Por exemplo, um avatar pode ser projetado para atuar como um mentor virtual, fornecendo orientação e feedback aos alunos durante a realização de tarefas ou atividades.
- Amigo Virtual
Outro avatar pode atuar como um colega virtual, permitindo que os alunos pratiquem habilidades de colaboração, negociação, comunicação em um ambiente virtual seguro.
- Role Model Virtual
Um “role model” (modelo a seguir, em português) é uma um avatar, que serve de exemplo ou inspiração para os participantes em relação a determinados comportamentos ou valores. Estes avatares podem ajudar os participantes a definir seus próprios objetivos e aspirações, e a trabalhar para alcançá-los. Eles também podem ser uma fonte de motivação e inspiração.
Também é possível projetar avatares para representar diferentes perspectivas ou pontos de vista sobre um determinado tópico. Isso pode ajudar os participantes a entenderem melhor as complexidades de um tema e a desenvolverem habilidades de pensamento crítico.
Portanto, a utilização de mais de um avatar pode ser benéfica para os alunos, pois pode proporcionar uma experiência mais personalizada e completa, atendendo às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem de cada indivíduo. Eles podem ser criados de maneira customizadas para atender aos objetivos de aprendizagem, oferecer feedback imediato, permitindo que os participantes aprendam em seu próprio ritmo e personalizem a experiência de aprendizagem.
Com um pouco de criatividade e planejamento instrucional, os avatares podem ser uma adição valiosa aos seus programas de aprendizagem digital. Portanto, considere usar avatares em seu próximo programa de aprendizagem digital e veja você mesmo os resultados.