Estudo recente realizado pelo Fórum do Ecossistema Mobile, MEF na sigla em inglês, mostra que 66% dos brasileiros usam o smartphone como ferramenta de trabalho e 14% receberam um smartphone da empresa para a qual prestam serviços. “Embora muitas organizações ainda vejam como um risco, o uso do celular no trabalho para atividades corporativas pode trazer uma série de benefícios, desde que gerenciado da forma correta”, garante Vinícius Boemeke, Co-Founder da Pulsus, empresa referência em soluções MDM (Mobile Device Management).
Segundo o executivo, quando usado de forma equivocada ou sem gestão, o efeito é contrário. “Caso não haja um controle de quais aplicações podem ser instaladas ou falte treinamento para os colaboradores sobre o papel de um smartphone/tablet corporativo, pode-se afetar a produtividade das equipes, descontrolar o consumo de dados, gerar problemas de performance e trazer riscos de segurança com a instalação de apps maliciosos”.
Boemeke, contudo, considera a mobilidade corporativa um caminho sem volta, especialmente após a pandemia, que tornou o home office o novo normal. Em 2020, 11% dos brasileiros trabalharam de forma remota, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Em alguns segmentos, esse índice chegou a quase 40%, como é o caso do setor financeiro privado. “Foi uma consequência natural do cenário desencadeado pela Covid-19 e essa tendência deve permanecer”.
O executivo elenca as três principais vantagens do uso de dispositivos móveis corporativos. Confira:
Maior produtividade e flexibilidade
O uso de dispositivos móveis corporativos pode otimizar processos e aumentar a produtividade, pois facilita tarefas e amplia os espaços de trabalho, permitindo que os colaboradores operem de maneira remota. Além disso, a mobilidade corporativa possibilita o atendimento de demandas imprevistas com mais agilidade, de qualquer lugar e a qualquer momento, trazendo maior flexibilidade na solução de problemas e uma comunicação mais eficiente entre as equipes.
Redução de custos e economia de tempo
A mobilidade corporativa implica em redução de custos com deslocamentos, infraestrutura e otimização de processos. A empresa não é a única a se beneficiar com isso. Seus profissionais também ganham com essa flexibilidade, pois otimizam o tempo dedicado às tarefas e usufruem do bem-estar proporcionado pela possibilidade de executá-las remotamente.
Disponibilidade de tecnologia para gerenciamento
O mercado disponibiliza soluções MDM que permitem configurar os dispositivos móveis corporativos para aumentar a eficiência e a performance das equipes, com diminuição de riscos, segurança de dados e redução de custos. Essas soluções também auxiliam na tomada de decisões estratégicas, por meio da coleta de dados do uso dos dispositivos, como consumo do pacote de dados móveis, performance da bateria, geolocalização, envio e download de arquivos, entre outros.
“Com uma ferramenta de gerenciamento, empresas contam com funcionalidades e configurações que podem ser aplicadas a diversos aparelhos simultaneamente, de forma remota e segura. Dessa forma, os riscos são gerenciados e aproveita-se apenas os benefícios que a mobilidade corporativa pode trazer para os negócios”, finaliza o executivo.