Carreira

Vagas para pessoas com deficiência não chegam aos cargos de liderança

Levantamento da VAGAS.com aponta que apenas 3% das posições de gestão são destinadas a Pessoas com Deficiência

As ofertas de empregos para pessoas com deficiência não estão chegando aos cargos de liderança. De acordo com levantamento da VAGAS.com, pioneira no desenvolvimento de software de recrutamento e seleção, 61% das vagas exclusivas para pessoas com deficiência são para postos operacionais e auxiliares. Há apenas 3% de oportunidades de trabalho para Pessoas com Deficiência para os cargos de coordenação, supervisão, gerência e direção.

Quando olhamos para todas oportunidades gerais do vagas.com.br, há 25% de vagas para níveis operacionais e auxiliares. Nesta mesma base há 10% de vagas destinadas aos coordenadores, gerentes, supervisores e diretores.

“Os números mostram que ainda poucas empresas se preocupam em dar espaço para profissionais com deficiência em posições de liderança. A Lei de Cotas é um grande avanço e muito importante para o acesso e inclusão, mas as empresas precisam criar mais vagas nesse sentido”, explica Rafael Urbano, especialista em Inteligência de Negócios da VAGAS.com.

No portal VAGAS.com.br há 144 mil currículos cadastrados de candidatos portadores de deficiência. O grau de escolaridade apresentado neste banco mostra que a qualificação desse público também precisa ser aperfeiçoada.  Do total de currículos cadastrados de Pessoas com Deficiência, 6,7% são pós-graduados, 44,9% com formação superior, 6,8% com ensino médio profissionalizante, 38,2% com ensino médio e 3,4% com ensino fundamental.

Mais ofertas de vagas para as Pessoas com Deficiência

O volume de vagas para Pessoas com Deficiência vem aumentando nos últimos quatro anos. Comparando os anos de 2016 e 2017 (janeiro a agosto), a quantidade de oferta cresceu 11%. Já em 2018 atingiu o seu maior nível, chegando a 7.328 vagas ofertadas, uma evolução de 16% frente a 2017.

Vagas para pessoas com deficiência não chegam aos cargos de liderança

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios