Com a pandemia, o período de distanciamento social e o home office, muitas empresas interromperam o pagamento de vale-transporte e passaram a buscar por auxílios capazes de possibilitar o uso de diferentes meios de transporte. Além disso, a preocupação com o meio ambiente e os congestionamentos cada vez piores nas grandes cidades fizeram com que muitas pessoas trocassem o sonho do carro próprio por meios de transportes mais limpos e baratos.
Para atender às demandas desse novo perfil de consumidor, muitas startups têm investido em conceitos como o de economia compartilhada, que possibilita o uso coletivo de carros, bicicletas, patinetes e afins.
Se antes da Covid-19 tais mudanças já se mostravam uma tendência, elas ganharam ainda mais força no último ano, quando o trabalho nos escritórios foi transferido para casa e hoje experimenta um novo formato, em que colaboradores trabalham cada dia de um jeito – de casa, do escritório, de coworkings ou em uma mistura de tudo isso.
Atentos a essas mudanças, departamentos de Recursos Humanos de grandes corporações buscam oferecer benefícios que acompanhem as transformações crescentes no setor de mobilidade urbana.
Auxílios para diferentes meios de transporte
Um benefício que atende bem a esse novo cenário é o Alelo Gestão de VT, que conta com o serviço Economia Incentivada, por meio do aplicativo AbsMob. Com ele, os funcionários usuários de vale-transporte, vale-combustível e proprietários de veículos se conectam e podem compartilhar o uso de automóveis. O programa busca incentivar formas mais econômicas de deslocamento até o trabalho de modo a otimizar o tempo de duração desse trajeto. Também permite repassar as informações sobre o uso do vale-transporte à empresa, de forma simples, pelo aplicativo, oferecendo recompensas sempre que o VT não for usado.
O objetivo do app é aproveitar a tecnologia para ajudar os colaboradores das empresas a se deslocarem, principalmente no trajeto casa-trabalho-casa, de uma maneira mais rápida, econômica, segura, flexível e sustentável, diminuindo os impactos do trânsito, emissão de CO2, falta de estacionamento e ônibus lotados.
Além de terem informações e conexões relacionadas ao deslocamento – sobre caronas, aplicativos de transporte privado, de bike e o próprio transporte público, com dicas de melhores ônibus e metrôs, rotas, horários etc., o aplicativo permite o resgate de parte do valor não utilizado no vale-transporte para uso nos produtos de benefícios da Alelo. O acúmulo de saldo nesse cartão pode ser gasto em locais como restaurantes, supermercados, farmácias ou postos de combustível.
Mais do que beneficiar os colaboradores, que também podem consultar as informações de data e valor das últimas recargas diretamente no app Meu Alelo ou pelo Whatsapp, com o Alelo Gestão de VT as empresas também saem ganhando, uma vez que economizam tempo e recursos na gestão de vale-transporte.
A Alelo faz a gestão de mais de 770 mil usuários, é parceira de mais de 800 operadoras em todo o país e conta com serviços que otimizam trajetos e a gestão de créditos dos colaboradores. Até o fim de julho, é possível contratar o Alelo Gestão de VT com condições especiais e taxa única de 1,99% ao mês – pelo período de três meses – com a possibilidade de gerar economia de até 50% nos custos de vale-transporte das empresas.