Diversidade

Valorização da diversidade resulta em ações nas empresas de tecnologia

Entenda como a área da tecnologia está se movimentando para ser mais diversa

Reconhecer a importância de ter espaços mais diversos tem sido uma tendência de mercado. Não é mais aceitável que as empresas permaneçam incentivando um único perfil de funcionários, já que a diversidade e inclusão tem sido uma pauta cada vez mais presente. É preciso levar em consideração aspectos de gênero, orientação sexual, raça, limitações físicas, biológicas e fatores de formação para a construção de uma empresa mais inovadora e criativa.

Na área da tecnologia, ter essa pluralidade é um obstáculo que vem sendo desconstruído. Segundo a pesquisa CIO 2019, realizada pela KPMG, um a cada cinco profissionais da área de TI é do gênero feminino. Além disso, o estudo também aponta que apenas 12% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres.

A percepção de que essa realidade precisa ser alterada vem trazendo novas iniciativas e estruturas. “Se sentir seguro de ser quem é, é um direito que deve ser assegurado e, por isso, se faz cada vez mais necessária a presença de um comitê de diversidade”, afirma Simony Morais, gerente de Gente e Gestão da Locaweb, empresa pioneira em soluções Business to Business.

A discriminação no ambiente de trabalho, seja ela qual for, precisa ser combatida e vista como algo negativo para a empresa. Espaços mais diversos podem gerar uma tomada de decisões mais inclusiva, pensando na demanda de todos e, consequentemente, resultando em um ambiente mais propenso a construir soluções inovadoras que tragam maior acessibilidade.

“Na Locaweb, elaboramos uma jornada de inclusão através do mapeamento de diversidade da empresa. Criamos o comitê, instituímos o dia da diversidade, além de relatórios mensais e pesquisas de satisfação com os funcionários”, explica a gerente. Cada frente do comitê possui um líder de cada demanda: cultura e origem, mulheres, pessoas com deficiência, gerações e LGBTI+.

Segundo Simony, as propostas institucionais têm sido essenciais para que essas mudanças ocorram nas empresas de tecnologia. “Ter um calendário com atividades é importante. Ações em relação a comentários machistas no ambiente de trabalho, palestras sobre como gerir times diversos, criação de cartilhas com políticas de inclusão, envolver os funcionários nas ações do comitê e estar aberta para feedbacks são iniciativas adotadas na Locaweb”, finaliza ela.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar