A pesquisa apontou ainda que 48,5% das empresas permitem a compra com desconto do veículo pelo usuário
Retenção de talentos é um dos principais desafios da área de recursos humanos das empresas e os benefícios são uma ótima alternativa para sair na frente da concorrência. Entre eles, oferecer veículo ao funcionário não é dos mais comuns, mas é uma alternativa eficiente, de acordo com 67,8% dos respondentes da “Pesquisa sobre gestão de frotas empresariais: estado atual, percepção de valor e tendências”, encomendada pelo Observatório de Veículos de Empresas (OVE).
A pesquisa apontou ainda que 48,5% das empresas permitem a compra com desconto do veículo pelo usuário e 6,3% aceitam a aquisição, porém sem desconto. Já 45,1% não autorizam esta transação após o final do período da terceirização da frota. Outro dado interessante é que 49,7% das empresas deixam que os usuários de veículos operacionais (ex.: comercial, operação, assistência técnica, logística etc.) utilizem esses carros fora do horário de trabalho. Destas, 90,1% não cobram por este uso.
O OVE ouviu 368 gestores de frotas de empresas de todo o Brasil entre os dias 26 de março e 13 de abril de 2018. O Observatório é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo fomentar a discussão sobre temas relativos a veículos corporativos, como gestão de frota, segurança no trânsito, comportamento de condutores etc. e disseminar informações de seu conhecimento para contribuir positivamente no impacto da atividade dos mesmos à sociedade e ao meio-ambiente.