Carreira

Veja o que as empresas desejam de um profissional

O pensamento em uma nova oportunidade profissional está presente na vida de todas as pessoas insatisfeitas. Os primeiros meses do ano representa para muitos o momento mais indicado para promover mudanças na carreira e ir atrás de novos desafios que resultem na conquista do sucesso profissional e consequente aumento na qualidade de vida.

Segundo Ricardo Karpat , diretor  da Gábor RH, administrador de empresas especializado em recursos humanos, o profissional precisa estar ciente de que as empresas realizam exercício similar. Elas também fazem a avaliação do ano que passou, traçam ações corretivas e realinham os planejamentos.

De acordo com ele, quando falamos em planejamento, este precisa de pessoas para executá-las. Aí entra o que a empresa deseja dos profissionais e, caso o candidato se encaixe no perfil procurado, a oportunidade tão aguardada surgirá. Para tal, é importante reunir algumas características altamente valorizadas dentro das corporações.

Profissionalismo: significa fazer o que deve ser feito. O profissional é contratado pela empresa para trabalhar, para exercer a função a qual lhe foi determinada. Parece simples, mas muitas vezes não é. Grande parte dos funcionários de uma empresa não consegue cumprir com as atividades pré-determinadas, na maioria das vezes por falta de profissionalismo, deixando questões afetivas influenciarem em suas decisões profissionais, diminuindo seu rendimento por estar com problemas pessoais e não cumprindo com o horário estabelecido, entre outras atitudes negativas para a imagem.

Comprometimento: a empresa precisa de profissionais que assumam a responsabilidade total sobre uma função ou atividade, que irão até o final para sua conclusão, independente dos problemas inesperados que possam surgir. O lema deve ser: missão dada, missão cumprida.

Auto motivação: impreterivelmente o trabalho se tornará repetitivo, estressante e aparecerão dificuldades para realizá-lo. Sendo assim, é preciso estar preparado psicologicamente para superar esses problemas. Infelizmente, o cenário atual mostra uma grande parcela de profissionais que não consegue ultrapassar a primeira ou a segunda pedra no caminho. Sempre teremos obstáculos e teremos que ter motivação para superá-los, cada obstáculo superado é um aprendizado e, consequentemente, um crescimento profissional.

Trabalho em equipe: ninguém faz nada sozinho, as empresas precisam de ótimos profissionais que consigam trabalhar coletivamente em busca do mesmo objetivo. É necessário desenvolver as habilidades de relacionamento, saber trabalhar em equipe e respeitar as diferenças. Ser compreensivo com os defeitos de seus pares e humildade para reconhecer que os outros têm algumas habilidades e conhecimentos melhores do que os seus também é fundamental.

Aprendizado contínuo: encontramo-nos em um mundo dinâmico, com mudanças acontecendo a todo instante. As pessoas que se acomodam e acham que já têm um bom conhecimento sobre a atividade profissional, rapidamente ficam ultrapassadas. Sendo assim, a empresa quer que o profissional busque o aprendizado continuo, que evolua constantemente e acompanhe as mudanças do segmento. Com isso, ela sentirá confiança em lhe dar uma oportunidade, pois estará investindo em profissionais que vislumbram um aproveitamento a longo prazo.

Para finalizar, Ricardo Karpat conta que  é preciso ter conhecimento de que o básico bem feito é um grande diferencial.

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar