Especialista aponta os caminhos para ter as portas abertas no antes, durante e depois da recolocação
A recolocação tem que ser vista como um processo e, nos tempos de hoje, uma constante. Por isso, vou chamá-la de transição de carreira. Estamos todos em transição, uns momentaneamente sendo remunerados, mas todos em transição!
E o que deve ser feito antes que seu processo de transição de carreira comece é constantemente olhar para suas habilidades, seus motivadores e valores, verificando em quais atividades e/ou empresas/áreas haverá o melhor encaixe do seu perfil. Este olhar deverá acompanhar você em todos os seus momentos profissionais, você dentro da empresa ou procurando um novo desafio.
Outro ponto importante que deveria começar antes, mas que se prolonga no durante e depois é fazer o seu marketing de forma consistente e construindo uma imagem verdadeira e positiva. Isto implica em:
- Constantemente se olhar como um Produto, tendo claro quais habilidades e comportamentos você tem que o diferenciam dos demais;
- Ter uma (praça) para colocar seu produto, fazendo uma análise criteriosa de segmentos ou empresas em que você poderá ter maior visibilidade e aceitação, além do mapeamento de quem são os principais contratantes.
- Saber de que modo e quem o ajudará a chegar neste lugar (praça) e qual o valor que o mercado está pagando por este produto. Sua aparência é fundamental e deverá ser adequada ao seu segmento alvo. Você também deverá definir os diversos canais para fazer que seu produto chegue ao local predefinido, como eventos profissionais, redes sociais, eventos familiares, com amigos etc.
- Entender e estar constantemente avaliando quanto o mercado está pagando por este produto.
Se você está sempre trabalhando nas suas habilidades e comportamentos, tem segmento de mercado definido, trabalha sempre para conhecê-lo de forma profunda, está conectado com os principais tomadores de decisões e, por fim, sabe seu valor neste mercado, terá um posicionamento adequado e melhores chances de êxito.
Suportando todo este processo está o Networking. Igualmente deverá ser usado antes, durante e depois, lembrando que dados mundiais nos informam que 56% das pessoas que se recolocaram, conseguiram através do Networking. Ressalto que este é feito em qualquer lugar e que você não se recoloca através do networking atual e sim do networking expandido, ou seja, sua capacidade de estar a cada momento crescendo sua rede de relacionamento.
Friso que o networking não deve parar depois da recolocação, pois ele estrará suportando seu próximo passo de carreira. Você também deve retribuir a ajuda recebida, não necessariamente às mesmas pessoas que o ajudaram, mas a todos, logicamente, dentro da medida do possível, que necessitarem de seu apoio. A vida é feita de trocas e, ao fazer isto, você experimentará o quanto pode ser prazeroso e render excelentes frutos.