Carreira

Você sabe qual a função do profissional de aconselhamento de carreiras?

A busca de um serviço de aconselhamento profissional pode ser motivada por diferentes situações de vida

O mercado de trabalho está mudando constantemente, motivando muitos profissionais a buscar caminhos alternativos para a sua carreira, ou seja, trocando de área de atuação, sua função, de mercado ou de empresa. Se este é o seu caso, para fazer as melhores escolhas e para fazer uma transição segura da sua carreira, é importante buscar auxílio de um conselheiro profissional experiente, que irá guiá-lo para fazer as escolhas necessárias e fazer o que tem que ser feito para ser bem sucedido nesta mudança.

Assim como se procura um nutricionista para emagrecer com segurança e um oftalmologista para resolver um problema de visão, quando se tem dúvidas sobre que decisões ou rumos tomar profissionalmente, você deve buscar um olhar externo sobre a sua carreira. Um especialista em carreira irá aconselha-lo, ajudando a identificar os riscos e ameaças das suas decisões e o impacto das suas escolhas na transição da sua carreira. Um conselheiro experiente irá ajudá-lo a usar bem suas competências, habilidades, compreender as suas motivações e identificar adequadamente as oportunidades existentes no mercado. O olhar externo e a experiência de uma terceira pessoa aumentarão a probabilidade da mudança que você está fazendo apresentar resultados consistentes e duradouros na sua carreira.

A busca de um serviço de aconselhamento profissional pode ser motivada por diferentes situações de vida, impostas após transferências de área ou local de trabalho, após receber uma nova proposta de emprego, após uma promoção, mudança de função, queda de desempenho, desmotivação, dificuldades de relacionamento ou mesmo após uma parada temporária na carreira e reestreia no mercado de trabalho.

Todos os profissionais, em algum momento, precisam de aconselhamento. Por exemplo, os jovens. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, identificou que aproximadamente 80% dos profissionais, entre 25 e 33 anos, enfrentam a “crise dos 25” na sua carreira profissional. Neste período tem sido cada vez mais comum as pessoas enfrentarem o primeiro momento de dúvida que afeta as suas vidas pessoal e profissional. A pesquisa apontou ainda que entre os motivos que aumentam a ansiedade destes profissionais estão encontrar um emprego pelo qual se apaixone (46%), ter as qualificações certas (39%), ter dívidas (37%) e receber uma promoção (35%). Em momentos como este é que o especialista em aconselhamento de carreiras se torna imprescindível para ajudar nas tomadas de decisão.

Um programa eficiente de aconselhamento profissional é realizado por meio de sessões individuais, pontuais ou sequenciais e colabora na análise e tomada de decisão. Durante as sessões, estimulamos o profissional a tomar decisões importantes para a sua carreira, motivando o desenvolvimento de habilidades de negociação e de um novo olhar sobre a sua carreira profissional, percebendo o mercado de trabalho de maneira diferente e desenvolvendo a Inteligência Mercadológica. As mudanças promovidas pelo trabalho impactam diretamente na carreira do profissional, de suas equipes e nos negócios das empresas onde ele trabalha ou venha a trabalhar.

Nos programas de transição de carreira, enfatizo que esse período de mudança profissional deve ser encarado como uma oportunidade de desenvolvimento. Para tanto recomendo aproveitar o tempo disponível após uma demissão para definir o que se deseja, analisar escolhas passadas e futuras, desenhar o futuro desejado e elaborar um plano de ação para busca-lo. Na Lens & Minarelli, criei o conceito de Inteligência Mercadológica para ajudar nesse processo e estruturei um modelo didático para estimular os profissionais brasileiros a enxergarem a sua empregabilidade de forma integrada. Há 37 anos disseminamos esse conceito usando uma estrutura de seis pilares que devem estar constantemente em equilíbrio na vida e na carreira do profissional.

Para auxiliar o profissional no desenvolvimento da sua empregabilidade identificamos as suas vocações e motivações pessoais, discutimos as suas competências, marca pessoal e reputação, questões ligadas à saúde física e mental, bem como sua rede de relacionamento e reserva financeira.

Tomando os cuidados com sua empregabilidade, desenvolvendo olhar mercadológico e assumindo o papel de prestador de serviços, aliado ao aperfeiçoamento da comunicação com o mercado, você terá melhor condição de conquistar, manter e progredir na sua atividade profissional. Com um conselheiro profissional ao seu lado você terá segurança e sucesso.

Por José Augusto Minarelli – CEO da Lens & Minarelli

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios