Por Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário
Como já era de se esperar, foi-se o tempo que o estágio era só para fazer uma graninha extra, inclusive, neste ano, o valor médio da bolsa auxílio de um estágio cresceu 14,3%, alcançando uma média de R$1.023 mensais. Com isso, os estagiários também recebem mais responsabilidades e mais habilidades são exigidas na hora de uma contratação, aquela história de que estágio é para servir cafezinho já está mais que ultrapassada, e se a sua empresa ainda faz isso, é preciso urgente de uma revisão de projetos.
De acordo com a pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), 7 em cada 10 estagiários contribuem nas despesas de casa, ou seja, 69% dos estagiários, e, além disso, 9% deles são os únicos responsáveis pelo sustento da família. Dessa forma, 96% deles acreditam que o estágio é fundamental para o desenvolvimento profissional e por isso se empenham para conseguir vagas em empresas que apoiem esse desenvolvimento.
Na Academia do Universitário, startup especialista em recrutamento e processos seletivos de estágio, não ofertamos vagas que oferecem bolsas inferiores a R$ 1.000. Esse fato acontece exatamente pelos dados apresentados acima, não é coerente que as responsabilidades aumentem, que tenha que buscar capacitação por fora para conseguir um estágio, dedicação de 4 a 6 horas por dia e mesmo assim não exista uma remuneração justa por ser um estagiário.
Em conversa com a Fabiana Salgado, que, após ser estagiária na Academia do Universitária, foi contratada recentemente como Assistente de Marketing, ela comenta que “Eu já passei por estágios em que eu praticamente pagava para trabalhar, recebia 500 reais e mais da metade desse valor era dedicado a pagar meu deslocamento, não sobrava quase nada para contribuir nas despesas. Trabalhar em locais que não valorizam o colaborador gera desmotivação e consequentemente pouco retorno a empresa”.
A mentalidade de uma empresa ao contratar um estagiário é pensar no seu desenvolvimento, desenvolver significa valorizar. Se a oferta do estágio é de qualidade, a pessoa irá se esforçar para se manter naquele cargo, a princípio pode ser que seja porque ela precisa da bolsa, mas em um pensamento a longo prazo, oferecendo um ambiente propício para seu desenvolvimento, esse estagiário tende a agregar muito mais para o crescimento da empresa, principalmente se ele tiver a oportunidade de ser efetivado e alcançar novos cargos.