Em webinar no dia 12 de maio, Templo.cc vai apresentar metodologia com 11 passos para apresentar soluções para retenção e motivação de talentos nas empresas
Mesmo em período de pandemia, as organizações ao redor do mundo estão enfrentando um problema grave: a desmotivação e posterior abandono de seus colaboradores. Para se ter ideia, um estudo da Microsoft com dados de 31 países aponta que 54% dos jovens da chamada Geração Z, aqueles na faixa etária entre 18 e 25 anos, estão descontentes e planejam pedir demissão de seus empregos. Somado a isso, dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA apontam que, até setembro de 2021, cerca de 4,4 milhões de norte-americanos se demitiram de seus postos, o maior dado nesse sentido até então.
Com isso, o Templo.cc, hub de inovação que promove transformação digital e cultural em grandes companhias como Globosat, BrMalls e Banco Modal, organiza um webinar no próximo dia 12 para apresentar uma nova metodologia com 11 passos para empresas que desejam manter seus funcionários motivados e aumentar assim sua produtividade. Além disso, a companhia vai disponibilizar uma pesquisa para que as corporações possam ter um diagnóstico do quanto seus colaboradores se sentem valorizados e dispostos. A participação é gratuita e pode ser feita por meio deste formulário.
Dentre os painelistas, estão Herman Bessler, CEO e fundador do Templo, e Diogo Oishi, diretor de Pessoas na Swile, worktech focada em promover a felicidade no ambiente de trabalho. O papel de mediadora fica à cargo de Jessica Martins, influenciadora digital que fala para profissionais de RH e Lideranças, além de fundadora da People Growth. “Diante de um cenário tão desafiador e generalizado, os profissionais de RH precisam entender o potencial de transformação das suas ações e se prepararem para resolver esse tipo de problema de negócio. Para isso, ele precisa se capacitar e aumentar o seu repertório para conseguir trazer soluções que realmente façam sentido”, complementa a profissional.
De acordo com Herman Bessler, é preciso prestar muita atenção ao fato de os jovens estarem capitaneando o desejo de demissão. “No Brasil, possuímos uma escassez de mão de obra qualificada, ainda mais nos mercados digitais, o que torna isso muito alarmante, vide que possuímos a segunda maior carência de trabalhadores nesse segmento”, explica o executivo, pontuando que a taxa média atual no Brasil é de 500 mil demissões voluntárias por mês, o que representa o dobro do registrado em anos pré-pandemia.
Bessler pontua que a pandemia teve peso importante no quadro atual de demissão em massa, já que o isolamento social só agravou casos de pessoas que já vinham sofrendo de questões de saúde mental relacionadas ao trabalho. “Esse fenômeno de tanta gente pedindo para sair de seus empregos foi definido como “The Great Resignation” pelo especialista em psicologia organizacional Anthony Klotz. Em um recente artigo, além da questão já citada do isolamento social, ele pontua que muitas pessoas perderam entes próximos e, com isso, passaram a questionar o propósito de suas vidas. Além disso, outras tiveram acesso às facilidades do trabalho remoto e estão buscando oportunidades que mantenham esse modelo de serviço”, complementa.
Para uma mudança de paradigmas e maior motivação dos colaboradores nas empresas, Herman Bessler propõe uma nova estrutura de trabalho que dê mais autonomia, propósito e cocriação aos colaboradores, se afastando de conceitos antigos que gerenciam equipes por meio do controle, reforço negativo e burocracia. “Com isso, o funcionário se sente valorizado e também parte de um propósito maior, não vendo suas atividades como mera venda da força do trabalho em troca de dinheiro. Isso diminui drasticamente o turnover e faz com que a empresa não tenha custos com novos processos de admissão e nem abalo em sua cultura”, pontua Bessler.
Com mais de 10 anos de estrada, o Templo.cc oferece uma rede de inovação, ecossistemas e laboratório criativos e busca construir uma transformação digital e cultural eficaz, ágil e com propósito. A empresa desenvolve e dissemina ferramentas de conhecimento aberto para que pessoas e organizações se conectem, inovem, aprendam e construam o futuro no presente. “Ao longo de nossa trajetória, solucionamos o problema de diversas organizações que não conseguiam contratar e, principalmente, reter talentos. Agora, vamos transformar essa experiência adquirida em conteúdo educativo para ajudar o ecossistema corporativo nacional a prosperar cada vez mais”, conclui Herman Bessler.