Ao fazer parte da Associação Movimento Mulher 360, a empresa busca contribuir com a igualdade de gênero e ampliar a participação de mulheres no quadro de colaboradores
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, assumiu um compromisso com a Associação Movimento Mulher 360 (MM360) em prol do empoderamento feminino e da promoção da igualdade de gênero, principalmente no mercado de trabalho.
Criada em 2015, a associação é uma organização independente e sem fins lucrativos, alinhada com os Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres e formada a partir da união de diversas grandes empresas brasileiras comprometidas com a diversidade e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.
Ao participar dessa associação, a Whirlpool pretende trocar experiências e compartilhar boas práticas de diversidade e inclusão, bem como debater questões relacionadas à capacitação, saúde, segurança e bem-estar das mulheres.
“O envolvimento da companhia nesse movimento vem complementar as ações do projeto ‘Empoderamento das Mulheres’ que a Whirlpool tem desenvolvido desde o ano passado, como parte do nosso Programa de Diversidade & Inclusão. Dessa forma, buscamos discutir o papel feminino no dia a dia das organizações, entender as reais necessidades e perspectivas das mulheres na empresa, engajar os colaboradores numa cultura inclusiva e adotar ações em prol da equidade de gênero”, ressalta Andrea Clemente, diretora sênior de Recursos Humanos a Whirlpool Latin America.
Entre as práticas inclusivas adotas pela Whirlpool estão a política única de remuneração, sem distinção de gênero, e a busca por entrevistar candidatos homens e mulheres, de forma proporcional, para as vagas executivas em aberto. O resultado é que, hoje, a empresa possui um número bastante expressivo de mulheres em cargos de liderança: 27% dos vice-presidentes, 23% dos gerentes-gerais e 32% dos gerentes. Além disso, a companhia tem realizado grupos mistos de discussão para entender os dilemas enfrentados pelas mulheres e o que, de fato, elas querem para sua vida profissional, assim como treinamentos com as lideranças para ampliar a consciência e trabalhar a desconstrução de preconceitos.
Como resultado desse empenho a favor da diversidade e inclusão, a Whirlpool conquistou o troféu bronze durante a premiação WEPs Brasil 2016 (Women’s Empowerment Principles). Com a chancela do Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres, o prêmio reconhece as companhias brasileiras que promovem juntos aos colaboradores uma cultura da equidade de gênero, com base nos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres. “Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo quando se trata de gestão de pessoas e diversidade e inclusão, além de ser um reflexo do compromisso firmado pela Whirlpool ao assinar o Pacto Global da ONU, assumindo suas responsabilidades com questões de sustentabilidade e direitos humanos. Tudo isso, consequentemente, torna a companhia uma multiplicadora dos sete Princípios do Empoderamento da Mulher”, conclui Andrea.