Pode ser mais leve, sim!

Por Redação Mundo RH 213 Visualizações
4 Min. de Leitura
Graziele Piva, Fundadora da Youniq RH

“E já adianto: ser leve não tem nada haver em ser superficial ou estar descolado da realidade”

Por Graziele Piva, Fundadora da Youniq RH, especialista em Relações Humanas e Pessoas, TrendHunting, Future of Work Design e Conselheira Consultiva

Como bem descreveu nosso querido poeta Carlos Drummond, há pedras (e muitas) pelo caminho. É só observar os gráficos das nossas batidas do coração e reparar a impermanência e a irregularidade de cada pulsação, refletindo a própria natureza efêmera da existência. Para mim, essa é a melhor representação da nossa vida.

A questão é que, mesmo com um caminho cheio de obstáculos, podemos encarar os desafios e as relações com mais leveza, se lembramos que  todas as coisas são transitórias. O segredo é aprender a rir de nós mesmos e nos tratar com mais amabilidade, cultivando uma disposição sincera para esse tratado, não colocando tanto peso em tudo, aprendendo a dançar com as possibilidades e inconstâncias.

Você já parou para observar que, quanto mais resistimos aos obstáculos maiores eles ficam? Por vezes é preciso escolher uma forma menos preocupada e mais positiva, nutrindo atitudes de tranquilidade, flexibilidade e aceitação, buscando o sábio equilíbrio entre responsabilidade e bem estar emocional, adaptando-nos a realidade em que nos encontramos. Ninguém precisa fazer tudo perfeito o tempo todo e está tudo bem! A própria existência possui os seus limites e isso não é negociável.

Cada desafio no caminho é uma oportunidade de superação e aprendizado (e sabemos que a vida nos desafia constantemente). O que nos afasta desta compreensão, pode nos deixar excessivamente rígidos e resistentes. Ao ficarmos presos a modos de pensar e agir, sem observarmos as novas possibilidades valiosas, encontraremos muitas frustrações e sofrimento.

Temos muitas cargas, crenças e comportamentos herdados, tanto os familiares quanto os aprendizados que a vida nos traz, muitas vezes de forma precoce. Padrões são muito difíceis de se carregar e por isso temos as somatizações,  autossabotagem e arrependimentos… essas são as manifestações mais clássicas e um bom indicador de que a vida não está indo pelo melhor caminho – que sim, nem sempre é o mais fácil – e ainda não inventaram um Waze para esse tipo de rota.

Cultivar a leveza , não significa ignorar as dificuldades, é ter a capacidade de cultivar o discernimento, serenidade, ponderar, observar e acessar a melhor forma de agir naquele momento. Isso é respeito consigo mesmo e sinônimo de amor próprio pela vida e pelo outro. Optar pela busca de uma jornada mais leve, administrando melhor o estresse, é uma questão de saúde mental.

Por isso, tenha sempre à disposição sementes de renovação, para que você não se cobre de fazer tudo certo o tempo todo. Aprenda a definir o que é prioridade e o que pode esperar. Como nos ensinou Zygmunt Bauman, estamos na era da modernidade líquida, onde tudo muda o tempo todo em uma velocidade quase que inacompanhável. Assim sendo, não tenha vergonha de pedir ajuda quando algo apertar e tenha sempre muita disposição para olhar por um novo ângulo, nunca perdendo de vista o seu propósito e a verdadeira essência da sua existência.

Compartilhe este Post
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile