Investir em pessoas é uma estratégia poderosa que pode elevar o sucesso de uma organização
No mundo empresarial de hoje, onde as organizações buscam constantemente uma vantagem competitiva, o verdadeiro diferencial está nas pessoas. Reconhecer e investir no potencial humano pode ser a chave para impulsionar o crescimento e o sucesso de uma empresa. O investimento em pessoas pode impactar positivamente os resultados de uma organização e ainda promove um ambiente de trabalho mais produtivo, inovador e satisfatório. Já a falta dele traz incertezas para o colaborador, resultando em perda de produtividade e até de talentos.
Um estudo recente da consultoria de recursos humanos Robert Half revelou que 99% dos profissionais empregados afirmam levar os benefícios corporativos em consideração para aceitar, ou não, uma proposta de emprego. Entre eles, 57% revelam que, caso os auxílios, julgados importantes, não forem oferecidos, buscariam a negociação de um salário mais alto.
Muita coisa vem mudando ao longo dos últimos anos no cenário socioeconômico e sabemos que os profissionais, já há algum tempo, não se contentam apenas com altos salários e um pacote de benefícios atrativos. Eles buscam empresas que estejam em linha com os seus valores de vida, que os reconheçam além dos números e da força de trabalho, querem que os enxerguem além da tela do computador, valorizando sua saúde, seu bem-estar e que ofereçam possibilidade de crescimento na carreira e sensação de conquista e realização.
Por isso, um dos principais investimentos que uma organização pode fazer é no desenvolvimento de seus colaboradores, por meio de programas de treinamento e capacitação e desafios do dia a dia que permitam o crescimento constante e o aprendizado on the job.
Ao proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento, a companhia estará investindo no aumento da eficiência e da competência dos funcionários, tornando-os mais qualificados para enfrentar os desafios do mercado.
Além de oferecer espaço para o desenvolvimento técnico e pessoal, valorizar e reconhecer a dedicação e conquistas dos funcionários é fundamental para incentivar a alta performance e manter o engajamento no ambiente de trabalho. Por isso, a empresa precisa também criar e implementar políticas de reconhecimento e recompensa por mérito, como programas de incentivo, prêmios por desempenho excepcional e promoções internas. Ao estabelecer um sistema de recompensas significativas e transparentes, a companhia cria um ambiente meritocrático, em que os colaboradores se sentem valorizados e estimulados a alcançar resultados ainda melhores.
Uma das experiências recentes da LongPing High-Tech, foi a Semana de Carreiras, na qual mais de 300 colaboradores, de diferentes departamentos, puderam imergir no tema desenvolvimento ao longo de toda uma semana. O evento, que contou com mais de 20 horas dedicadas, é resultado da cultura de inovação e valorização de pessoas que a companhia imprime em seu cotidiano. Falar sobre carreira, pessoas e negócio se tornou essencial no modelo de gestão implementado, o Business Driver, que direciona a empresa nos pilares de negócio cruciais à nossa estratégia e mantém “pessoas” no centro do modelo, por acreditar que são elas que direcionam e impulsionam o resultado.
Nós também investimos, pela primeira vez, num encontro para 100% dos nossos colaboradores com o objetivo de alinhar diretrizes do negócio, integrar os times e celebrar nossas conquistas, já que recém completamos 5 anos de formação no Brasil. O evento contou com a participação de 1200 pessoas, ao longo de 3 dias, num resort do interior de São Paulo e trouxe colaboradores de diversas regiões do Brasil e de todas as áreas da companhia. O resultado foi fantástico não só em desenvolvimento mas também elevou muito o nível de engajamento e comprometimento de todos os times.
A companhia também tem investido em um pacote de benefícios robusto para se destacar no mercado. Hoje, são oito programas diferenciados de remuneração e reconhecimento que complementam a “cartela padrão” já oferecida pela maioria das empresas. O objetivo é fornecer um ambiente de trabalho recompensador, motivador e atrativo aos colaboradores, com o engajamento de talentos no mais alto nível, impulsionando o sucesso e a excelência da empresa no mercado. Todos esses investimentos estão sendo percebidos nas conquistas recentes da companhia, que foi certificada pelo Great Place To Work como uma excelente organização para se trabalhar.
Por fim, investir em pessoas é uma estratégia poderosa que pode elevar o sucesso de uma organização. A companhia, que tem um olhar direcionado para seu público interno, tem a oportunidade de construir um futuro promissor. Ao desenvolver habilidades, empoderar seus colaboradores a liderarem desafios grandiosos, reconhecer, recompensar, promover a diversidade, a inclusão e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a organização estará construindo uma cultura de crescimento, inovação e engajamento, posicionando-se como um empregador de escolha e alcançando resultados excepcionais no mercado altamente competitivo de hoje.
Por Mírian Jacob Polastrini de Toledo, gerente de Recursos Humanos da LongPing High-Tech