A Omie, plataforma SaaS de gestão (ERP) na nuvem, anuncia hoje a compra da Conpass. Fundada em 2016, por Ivan Biava, a startup criou uma pioneira plataforma de Customer Experience (CX) para empresas de software, que ajuda hoje mais de 300 empresas, como Ambev, Americanas, Stone e Locaweb, a reduzirem atritos e engajar seus usuários através da automação da experiência do cliente ao longo de toda a sua jornada.
Com a compra da Conpass, a Omie, que acumula mais de 87 mil clientes dos mais variados portes e segmentos de atuação, adquire não apenas uma empresa com uma solução robusta, capaz de gerenciar de ponta a ponta toda a experiência da sua crescente bases de usuários e suas múltiplas necessidades e jornadas, mas também um time de CX capaz de criar e garantir o funcionamento desses diferentes fluxos e modelos, do onboarding ao engagement, ativação e retenção, bem como gerar múltiplas oportunidades de cross-sell e up-sell.
“Estamos focados em entregar um sistema de gestão simples, intuitivo e eficiente, com um atendimento extraordinário”, afirma Marcelo Lombardo, cofundador e CEO da Omie. “Encontramos na Conpass não apenas um produto bem desenhado, que vai nos permitir acelerar e levar nossa experiência inovadora para cada vez mais empreendedores, mas também identificamos um time de primeira linha e motivado em se juntar a nossa grande missão, compartilhando o sonho de liberar o crescimento das empresas brasileiras.”
A Omie atua por meio de múltiplos canais de aquisição, como franquias presentes em todas as regiões do país, com os contadores parceiros, que têm um papel decisivo na modernização e desenvolvimento das PMEs brasileiras, bem como uma parceria recente com o Itaú, na qual o banco leva o ERP da Omie em formato co-branded para seus mais de 1,5 milhão de clientes Pessoa Jurídica (PJ). Dessa forma, a Omie segue crescendo de forma exponencial e deve dobrar sua base de clientes ao longo de 2022. E a solução da Conpass se integra perfeitamente ao momento da empresa.
A área de Customer Success (CS) da Omie, que já possui métricas altas de suporte, com 98% de satisfação no atendimento, ganha ainda mais força com a Conpass. Já que a solução da Conpass permite que profissionais da área criem interações com o cliente dentro do sistema, tais como tours, tutoriais, assistentes virtuais, centrais de ajuda, campanhas de marketing de produto e de engajamento e mais, sem precisar de um desenvolvedor (no code).
Além disso, é possível monitorar o uso do sistema, lançar pesquisas de satisfação e fazer a gestão da carteira de clientes em um único lugar. O produto ajudará a implementar estratégias de Customer Experience (CX) e Product LED Growth (PLG), crescimento orientado a produto, de forma ágil e facilitada. Todas as interações possibilitam uma entrega completa e personalizada aos clientes da Omie, que, com a aquisição, detém a atuação exclusiva da Conpass, incorporada às suas soluções.
A operação e os colaboradores da Conpass serão totalmente incorporados pela Omie, e Ivan Biava, fundador e CEO da Conpass, passará a ocupar o cargo de Diretor de CX da Omie. Formado em engenharia industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina e com especialização em Design Thinking pela University of California, Berkeley, Ivan é especialista e referência em CX e Product LED Growth, tendo criado métodos e conceitos de User Onboarding e User Engagement, uma vertical dentro de CX, que hoje são padrões de mercado. Ivan já ministrou palestras no Brasil e exterior, além de ser mentor das principais aceleradoras brasileiras, como ACE, Google LaunchPad, Liga Ventures, WOW e Cotidiano.
“A Conpass nasceu de uma necessidade do mercado, onde as soluções de onboarding eram muito paliativas ou muito caras, se limitando, muitas vezes, à FAQs e vídeos explicativos, por exemplo. Quando esses processos não funcionavam, outra opção era a contratação de pessoas, mas o crescimento do número de clientes implicava em aumento da equipe para atender a essas estruturas muito operacionais e com times enormes, o que acabava engessando o crescimento da empresa. Percebemos uma forma diferente de atuar, via produto, tecnologia e automação”, diz Ivan. “De acordo com dados da Conpass, 73% das pessoas abandonam um sistema após 5 minutos de uso. Percebemos, então, que o onboarding é essencial nessa troca, pois se o cliente não entender o produto, ele acaba não comprando, e se ele tiver uma má experiência de uso, ou ele não compra ou não retém”.
Com sua solução que combina software de gestão (ERP), educação empreendedora e serviços financeiros, a Omie alcançou a marca de mais de 87 mil clientes. Recentemente, a empresa divulgou ainda três M&As com a aquisição da Devi Tecnologia, empresa de software para varejo, da G-Click, ferramenta na nuvem para gestão de processos para escritórios de contabilidade, e do Linker, banco digital que oferece serviços financeiros e soluções bancárias para mais de 30 mil PMEs. Anteriormente, em novembro de 2020, a Omie já havia adquirido a Mintegra, solução que integra marketplaces e plataformas de e-commerce a sistemas de gestão.
Desde sua fundação em 2013, a Omie já levantou pouco mais de R$ 690 milhões de investimento em rodadas anteriores ao novo aporte da Tencent, anunciado no fim de outubro e de valor não revelado. Os eventos mais relevantes foram a rodada Série A em 2018, liderada pela Astella Investimentos, a Série B em 2019, liderada pela Riverwood, e a Série C, em agosto deste ano, liderado pela Softbank, com a participação do investidor existente Riverwood e notáveis gestores de fundos de ações brasileiros, como Dynamo, VELT, Hix Capital, Bogari Capital e Brasil Capital, além da Endeavor Catalyst.