Gestão comportamental é fundamental para as empresas reterem talentos
Esse é um tema muito discutido dentro das empresas e RHs, pois sabemos que muitas pessoas são contratadas pela competência e demitidas pelo comportamento, a grande questão é, como resolver esse problema e extrair a melhor performance de cada funcionário?
Cada pessoa tem os seus valores, princípios, ética, crenças e história de vida; cada ser humano acredita em tudo aquilo que vivenciou, escutou e aprendeu ao longo dos anos, deste modo a convivência no ambiente corporativo pode ser um grande desafio, quando diversas pessoas diferentes precisam trabalhar por um objetivo comum: o crescimento da organização.
O relacionamento e a interação entre pessoas diferentes requerem muita inteligência emocional, pois cada indivíduo carrega consigo histórias e vivências diferentes que precisam se alinhar com os valores da empresa, mas a questão é, onde aprender sobre esse tema fundamental e tão importante para todos os indivíduos? Muitas pessoas nunca fizeram um treinamento referente a inteligência emocional e não conseguem lidar com os desafios e as emoções.
Diante deste cenário os problemas só agravam, pessoas magoadas, improdutivas, desmotivadas, ansiosas, deprimidas, tristes, tomando medicamentos diários, com essa situação iniciam os afastamentos médicos, absenteísmo, presenteísmo, burnout e diversas despesas “extra” não previstas, nem provisionadas no budget anual. Resultados ruins para todos: empresa, funcionário, família e sociedade.
Muitas empresas nos últimos anos afins de minimizar esse impacto internamente, começaram a buscar soluções e iniciaram um processo de treinamentos e team building, agregados a experiências práticas. Estas atividades têm como objetivo conectar as pessoas, formando um time forte, estruturado e coeso, dentre os objetivos do treinamento os mais procurados são: fomentar a importância do trabalho em equipe, confiança, inovação, qualidade, resultado, foco, performance, sustentabilidade, gestão de tempo, protagonismo, inteligência emocional, resiliência, comunicação assertiva, vestir a camisa, atitude de dono, dentre outros. Todas as atividades são personalizadas e ao final acontece o debriefing momento de entender o porquê realizamos essas atividades, o que foi trabalhado, como relacionar com o trabalho na empresa e o dia a dia.
Para desenvolver um time produtivo é necessário que as lideranças criem um ambiente acolhedor e valorizem o que cada integrante tem de melhor, investir em programas de qualidade de vida, como ginástica laboral, quick massage e sessões de meditação guiada, também são ótimas estratégias para o fortalecimento do grupo, pois pessoas saudáveis são mais produtivas, dispostas e capazes.
Maria Ap. Pereira Machado (Cida), fundadora e CEO do Grupo Atitude, empresa especializada no desenvolvimento de programas de Qualidade de vida, Saúde, Bem estar e Longevidade para as empresas, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Eventos Corporativos.