Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Como micro e pequenos negócios podem se beneficiar do marketing de influência
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Negócios

Como micro e pequenos negócios podem se beneficiar do marketing de influência

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
29/01/2023
1k Views
26/05/2024
Image by macrovector on Freepik

A tendência veio para ficar e contribui para escalar as vendas digitais e presenciais

Antes de comprar um tênis, na hora de pedir sanduíche, quando busca um novo estilo ou até mesmo para escolher a cor do esmalte da semana, as pessoas cada vez mais tomam suas decisões de compra baseadas em informações que veem nas redes sociais. O chamado Marketing de Influência é tendência consagrada para fomentar as vendas em todo mundo, podendo se revelar grande aliado dos micro e pequenos negócios em 2023.

Os números confirmam o crescimento desse segmento. Segundo relatório Stackla 2022, 79% dos consumidores dizem que os influenciadores impactam suas decisões de compra. Em 2021, houve aumento de 71% em gastos com marketing de influência, segundo pesquisa de ROI e Influência da YOUPIX. Há projeções que indicam que serão investidos cerca de US$ 20 bilhões em marketing realizado por influenciadores em todo mundo.

Os micro e pequenos negócios podem aproveitar a oportunidade para realizar ações junto aos influenciadores de sua região. De acordo com a analista de competitividade do Sebrae, Janaína Camilo, os microinfluenciadores podem contribuir dando escalabilidade para as vendas das empresas. “O influencer digital funciona para o negócio como um marketing e uma validação social. Ao recomendar uma marca ou produto, seu alcance pode ser bem maior que a clientela da empresa, por exemplo. Influenciadores se tornaram peças relevantes nas mídias sociais, e essas tem tido um papel decisivo nas decisões de compra do consumidor. É o antigo boca-a-boca, agora com alcance escalável”, compara.

Oportunidades e riscos

A especialista alerta que qualquer negócio que deseja crescer e aumentar as vendas precisa desenvolver presença digital. Segundo Janaína, o marketing de influência é uma das estratégias que podem ser  adotadas pela empresa. “A estratégia digital de um negócio pode englobar diferentes canais para o posicionamento de sua presença digital. Conta no Instagram e no Tik Tok, inserção num marketplace adequado, uso do Whatsapp Business para divulgar portifólio de produtos e prospectar vendas, adoção de app de delivery eficiente. Tudo isso são alternativas a serem consideradas, a partir do modelo de negócio e da estratégia de atuação adotados pela empresa. ”, recomenda.

Outra dica da analista diz respeito aos cuidados na hora de escolher o profissional que fará parceria com o empreendedor. É preciso verificar se a “imagem” do influencer está em coerência com a marca. “A atuação de um influencer é bem maior que uma postagem patrocinada, e não se limita à divulgação do produto. Mais que o número de seguidores do perfil, o mercado exige que o influenciador tenha uma atuação inteligente, fundamentada em estratégia e criação, para a produção de conteúdo. Espera-se despertar o interesse do público alcançado, por isso é necessário observar a credibilidade e a conexão do perfil do influenciador com a marca ou produto promovido., completa.

Por fim, a especialista ressalta que todos os clientes são potenciais influenciadores de consumo, inclusive em suas redes sociais. Caso se agradem ou desgostem muito do que compraram, podem dar feedbacks na internet. “É preciso ter em mente que a qualidade e o diferencial encantam clientes. Seja cuidadoso com embalagens, prazos de entrega, apresentação do produto criativo para inovar no que possa ser um diferencial da concorrência e agradar seu público”, indica.

Quer abrir um negócio? Saiba por onde começar
Meta Ventures busca startups para investir até R$ 1,5 milhão em nova edição do desafio Bring Your SaaS
Costão do Santinho Resort comemora taxa de ocupação e foca no verão e nos pacotes para o carnaval
Redes sociais: emprego certo!
Revitalize sua presença online: Dicas e truques para impulsionar seu projeto no Instagram e cativar audiências
TAGS:influencersmarketing digitalpodcastredes sociais
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Coca-Cola América Latina anuncia campanha “Somos Muitos” para celebrar o papel das pessoas nas mudanças positivas
Próximo Artigo Gustavo Ancheschi assume liderança da Motorola Solutions no Brasil 
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Engajamento digital de clubes ensina lições ao RH corporativo
Comportamento
14/06/2025
O novo RH já começou: você está pronto para ele?
Gestão
14/06/2025
Efeito 1%: como pequenas ações mudam sua carreira
Comportamento
14/06/2025
IA transforma eventos corporativos com mais estratégia
Gestão Mundo RH Soluções para RH Tecnologia
14/06/2025
Ad imageAd image

Leia Também

NegóciosTecnologia

Como startups podem construir um projeto de marketing digital eficiente

21/06/2022
Negócios

Sodiê Doces ganha novo endereço

16/11/2022
Site one-page
Artigos

Site one-page: a solução para um site rápido e eficiente

26/12/2023
Comportamento

Como estimular o pensamento estratégico

03/01/2021

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up