Ferramenta gratuita ajuda candidato a melhorar seu currículo e se preparar para entrevistas.
A EDC Group, multinacional focada em consultoria e outsourcing de RH, anuncia o lançamento de seu GPT personalizado dentro do ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI. A iniciativa permite que os usuários criem currículos otimizados e treinem para entrevistas de emprego, oferecendo apoio na busca por uma nova oportunidade profissional.
O objetivo da empresa é democratizar o acesso dos candidatos brasileiros as boas práticas no momento da busca por emprego, fornecendo suporte gratuito para que qualquer profissional possa aprimorar seu currículo e se preparar para entrevistas. A EDC aplicou toda a sua experiência e conhecimento em recrutamento e seleção para que a ferramenta ofereça informações alinhadas ao que os RHs realmente procuram.
A solução está disponível para qualquer pessoa com login no ChatGPT, mesmo que não esteja participando de um processo seletivo da empresa. Usuários da versão gratuita da plataforma podem utilizá-la com algumas limitações diárias*. Para acessar o Criador de Currículo e o Simulador de Entrevista, basta clicar nos respectivos link.
“Nosso compromisso é e sempre foi com as pessoas. Desde o início, acreditamos que um bom recrutamento não se resume a selecionar candidatos, mas também a prepará-los para suas melhores oportunidades. Essa iniciativa amplia nosso suporte e democratiza o conhecimento que acumulamos ao longo dos anos”, destaca Daniel Campos Neto, CEO da EDC.
Como funciona?
GPTs são versões customizadas do ChatGPT criadas por usuários ou empresas para atender a necessidades específicas. A solução da EDC foi desenvolvida justamente dentro desse ecossistema, tornando o acesso fácil e intuitivo para qualquer candidato interessado.
Para criar um currículo, basta o usuário colar as informações profissionais na plataforma ou anexar um documento em PDF ou Word. A ferramenta ajusta o documento automaticamente para um formato mais atrativo, estruturado conforme os padrões mais valorizados pelos recrutadores.
No caso do treino de entrevista, o candidato interage com a IA simulando uma conversa com um analista de RH, depois de inserir informações sobre a vaga desejada, o setor e a empresa para obter perguntas mais realistas. No processo, ele recebe insights e recomendações personalizadas para melhorar suas respostas, como maneiras de abordar experiências anteriores e destacar habilidades relevantes.
“A ferramenta possibilita que os candidatos tenham um currículo mais competitivo e cheguem mais preparados para as entrevistas. Com auxílio de uma tecnologia já existente e cada vez mais empregada, desenvolvemos uma maneira rápida e intuitiva de simular o que acontece no processo de seleção real, ajudando a aumentar a confiança e as chances de sucesso dos profissionais”, explica Bruna Paleari, gerente de RH da EDC.
Processo de desenvolvimento
O projeto foi desenvolvido ao longo de quatro meses por uma equipe dedicada na empresa. A EDC estruturou comandos dentro do ChatGPT para garantir um resultado confiável e alinhado às necessidades do mercado. Também foram inseridas restrições para evitar gírias, distorções de informações e remoções de conteúdos de maneira inadequada. Além disso, no desenvolvimento de currículos, a IA só considera informações da base de conhecimento fornecida pela EDC, evitando falsas afirmações e garantindo que os candidatos recebam orientações confiáveis.
Já a simulação de entrevistas foi desenvolvida com base em um conjunto de diretrizes criadas pela equipe de recrutamento da empresa. Os prompts foram refinados ao longo de testes internos para garantir que a IA seguisse um roteiro estruturado e coerente com entrevistas reais. A empresa também utilizou ajustes finos para evitar respostas genéricas, garantindo que o feedback seja sempre relevante e personalizado para cada candidato.
“Nós já utilizamos a IA em alguns processos dentro da empresa e vimos um ganho expressivo de produtividade. O que antes levava quase uma hora para ser feito, agora conseguimos concluir em minutos. Com essa ferramenta, queremos unir nosso conhecimento de mais de 14 anos em RH com a inovação, disponibilizando para a sociedade um padrão de qualidade que antes era exclusivo dos nossos processos internos”, reforça a gerente.
Apoio ao candidato como diferencial
De acordo com uma pesquisa da Indeed, ao analisar um currículo, até mesmo a formatação importa, com 46% dos recrutadores relatando que a informação bem distribuída é o que mais chama a atenção nos primeiros segundos de análise de um currículo.
A ideia da ferramenta surgiu justamente da experiência da EDC ao analisar currículos recebidos para o preenchimento de vagas disponibilizadas pela companhia. Muitos candidatos apresentavam documentos que poderiam ser melhorados, tornando o processo interno moroso, já que a empresa corrigia os materiais para deixá-los mais estratégicos e no mesmo padrão.
A EDC acredita que um mercado de trabalho mais forte se constrói a partir do desenvolvimento e da capacitação de todos. Com esse lançamento, a companhia reafirma seu compromisso em apoiar os profissionais do mercado brasileiro, independentemente de estarem em seus processos seletivos ou não.
“Não se trata apenas de mais um uso da ferramenta, mas de um compromisso com a experiência do candidato. Queremos que todos tenham acesso às melhores práticas e aumentem suas chances no mercado. Um recrutamento eficaz começa com informações claras e uma preparação adequada, e é isso que estamos oferecendo de forma aberta e gratuita”, finaliza o CEO.
*Caso o usuário atinja o limite de uso, basta aguardar até o dia seguinte para continuar acessando a ferramenta.