As necessidades de aprendizagem das organizações estão mudando da noite para o dia
Para empresas continuarem crescendo e inovando, é essencial que seus colaboradores também estejam em constante evolução. E os próprios treinamentos corporativos evoluíram. Já há bastante tempo, esses treinamentos saíram da sala de aula e se tornaram o famoso ensino à distância (EAD), o que já provocou uma pequena revolução. Porém, as plataformas tradicionais de EAD já não acompanham mais as necessidades das transformações tecnológicas, sobretudo para as novas gerações, e muitas vezes se tornam apenas mais uma tarefa na rotina do funcionário e não uma oportunidade para adquirir novas habilidades e conhecimento.
Nesse sentido, uma solução já sólida nos EUA começa a ganhar força no Brasil: chama-se LXP, Learning Experience Platform, e promete fazer do aprendizado uma experiência provocativa, agradável e muito mais efetiva para colaborador e empresa. A primeira fase do ensino à distância veio com a chamada LMS, Learning Management System, que já proporcionou e ainda proporciona uma aprendizagem mais dinâmica, com redução de custos em deslocamento e espaço físico para cursos, treinamentos e palestras. Contudo, essas plataformas seguem voltadas ao modelo mais tradicional, pouco convidativas e estáticas.
As necessidades de aprendizagem das organizações estão mudando da noite para o dia, e as LXPs resolvem esse problema. Elas trazem uma interface personalizada, com sugestões de conteúdo que mais interessam ao usuário, a possibilidades de jogos educativos, gamificação, aprendizagem social e a criação de uma narrativa que conte a história e os valores da empresa. Além disso, todos os setores podem criar conteúdos educativos, desde a área de RH, marketing, operação, vendas, compliance, entre outros.
A gamificação diverte enquanto a pessoa aprende. Promove uma competição saudável ao mesmo tempo que retém melhor o conteúdo, aumentando o engajamento. Em vez de ler uma apostila e depois responder uma prova, a LXP pode fazer o aluno explorar conteúdos interativos, quem sabe até no metaverso!
A aprendizagem social gera a formação de equipes, o compartilhamento de habilidades e o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo que deixa as relações profissionais muito mais leves. Já com a possibilidade dos colaboradores adicionarem seus próprios conteúdos, um setor acaba ensinando o outro e todos compartilham habilidades. Assim, ensinar torna-se uma ótima forma de reter mais conhecimento. Todo esse ambiente desafiador ainda gera métricas para a empresa. Ou seja, o gestor pode acompanhar os principais interesses de cada colaborador, se ele realmente está aprendendo e pelo que ele tem se interessado mais para, dessa forma, aproveitar o melhor do funcionário.
Não à toa, o setor de edtechs que oferecem serviços de educação corporativa está em franca expansão. O Brasil já tem mais de 560 empresas desse segmento, um crescimento de 26% nos últimos dois anos, segundo levantamento do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e Abstartup (Associação Brasileira de Startups do Brasil), e a tendência é que ocorra um aumento expressivo de novos serviços para o segmento, pois cada vez mais empresas enxergam a necessidade de levar aos colaboradores os meios necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Contratar um serviço LXP significa melhorar o desempenho dos funcionários, permitindo que eles se aprimorem constantemente, aumentando assim o desempenho dos negócios diante da concorrência. As novas soluções tecnológicas de educação corporativa colocaram o ensino em uma nova fase. As edtechs estão impactando e transformando negócios disruptivos, ajudando inclusive a elevar a economia do Brasil. Sua empresa não pode ficar de fora desse momento.
Danilo Parise é CEO e co-fundador da Ludos Pro, Edtech de gestão de aprendizagem gamificada para médias e grandes empresas